Home | Quem Somos | Proposta Salesiana | Historia de Dom Bosco | Localização | Trabalhe Conosco | Contato | Plural | Artigos | Cardápio DB Plural
UNIDADES
  Pastoral Salesiana
 
  Cidade Alta
 
  Assunção
 
  São Mario
 
  Paróquia
 
  DESTAQUES DOM BOSCO
Cidade Alta
Dom Bosco inaugura Dombosquinho PIRACICABA
Inauguração Dombosquinho PIRACICABA

Publicado em:04/03/2013 15:44:38
Visualizações: 2384


O Colégio Salesiano Dom Bosco de Piracicaba, instituição membro da Rede Salesiana de Escolas (RSE), reconhecida pela tradição e qualidade em todos os níveis de ensino há mais de 60 anos, inaugurou na noite da última quinta-feira, 26, a unidade da pré-escola, o Dombosquinho, no edifício Padre Pedro Baron.    

Da solenidade de inauguração participaram membros da direção, colaboradores do Colégio e Faculdade Dom Bosco e Oratório São Mário, o ex-aluno Luiz Gonzaga Germano e Silva – representando os ex-alunos e os colegas da primeira turma, vereador João Manoel dos Santos - presidente da Câmara de Vereadores, Gabriel Ferrato dos Santos - secretário municipal de Educação e representante do prefeito Barjas Negri, familiares do Padre Pedro Baron, Pe. Edson Donizetti Castilho - atual provincial dos Salesianos de São Paulo, o ex-provincial, Pe. Marco Biaggi e Salesianos da Inspetoria de São Paulo.  

O evento iniciou-se com o descerramento da placa que denomina o novo prédio “Edifício Padre Pedro Baron” e o desenlace da fita. Na sequência, ocorreu a composição da tribuna de honra, execução do Hino Nacional Brasileiro, palavras do padre diretor, José Ailton Trindade, Pe. Marco Biaggi, do secretário Gabriel Ferrato dos Santos, do vereador João Manoel dos Santos e do Pe. Edson Donizetti Castilho. 

Após as palavras do Pe. Edson Castilho, o Pe. Ivan Tomasetto, responsável pela Pastoral do colégio Dom Bosco conduziu o momento da bênção das instalações e o fechamento da cápsula do tempo, auxiliado pelos padres. Marco Biaggi,. Edson  Castilho e José Ailton Trindade.  Assim que a cápsula do tempo foi conduzida e depositada no local pelo Pe. Edson Castilho, o cerimonial anunciou o início do espetáculo pirotécnico e a visita às instalações. Pe. Trindade explica que o espetáculo pirotécnico foi uma saudação simbólica do edifício tradicional, que deu origem à obra salesiana local, ao novo edifício. “Por isso as baterias de fogos foram lançadas da área interna descoberta do Dom Bosco Cidade Alta em direção ao novo prédio.” 

O novo prédio 

Está localizado no Bairro Alto, ocupa uma área total de 5.180 m2, sendo 2.159m2 de área construída e 3.319m2 de área livre em parte do quadrilátero formado pelas ruas Bernardino de Campos, XV de Novembro, Alfredo Guedes e Dr. Otávio Teixeira Mendes. As obras tiveram início em dezembro de 2010 e conclusão em janeiro de 2012, sob responsabilidade dos engenheiros Luiz Akira Misumi e Mário Hiromi Yamamoto, da NAZS Construtora Ltda. E dos arquitetos Leonardo Shieh e Shieh Yan. 

O Dombosquinho possui infraestrutura completa, com modernas salas de aula, dança, balé, artes, informática, anfiteatro, cozinha experimental, refeitório, biblioteca, brinquedoteca, piscina e playground. Atenderá alunos da Educação Infantil, de 2 a 5  anos e o novo projeto de escola o dia todo, que envolve alunos da EI ao 5º ano. Todos os ambientes estão adaptados ao uso das crianças e de acessibilidade.  

“O Dombosquinho” é um investimento que reúne as melhores condições para a educação das crianças, com projeto pensado e repensado por especialistas da construção civil e pedagogos, das calçadas aos jardins. Não deixa de ser um presente para a cidade de Piracicaba que se destaca no campo da Educação e uma justa homenagem ao primeiro diretor do Colégio, Pe. Pedro Baron.” – afirma o Pe. Trindade, diretor. 

Pe. Baron 

O empreendedor Padre Pedro Baron (Pietro Baron) nasceu na cidadela Piove di Sacco, região do Vêneto, província de Pádua, Itália, aos 26 de dezembro de 1913. Foram seus pais Giacomo Baron e Celestina Zacchin. Concluídos os estudos secundários em sua terra natal, veio para o Brasil, em fins de 1931, atraído pelo ideal missionário. Fez o noviciado em Campinas e a 29 de janeiro de 1933 ingressou na Congregação Salesiana. 

Realizou estudos filosóficos em Lavrinhas e iniciou o magistério trienal no Colégio Santa Rosa de Niterói. Em 1938 entrou para o Instituto Teológico Pio XI de São Paulo. Após ter concluído os estudos teológicos, foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1941.

Trabalhou nas cidades de Vitória e de Campinas. A seguir veio para Piracicaba, onde como Diretor construiu o Colégio Salesiano Dom Bosco. Em 1956 foi transferido para Itajaí, iniciando no antigo Ginásio Municipal a Obra Salesiana na cidade. Em 1959 começou a construção do prédio do Colégio Salesiano Itajaí. Em 1960 iniciou os serviços de assistência social, ou a obra dos Oratórios Festivos do atual Parque Dom Bosco.

Depois de 55 anos de existência, 35 de vida Salesiana e cerca de 27 de sacerdócio, Padre Pedro Baron morreu no dia 23 de novembro de 1968 no Hospital Santa Isabel de Blumenau, vítima de “isquemia cerebral”. Foi sepultado na cidade de Itajaí-SC.

 

 

 

Veja todas as fotos no nosso Facebook

Siga-nos no Twitter

 

Colégio Salesiano Dom Bosco Cidade Alta
Piracicaba - SP


Veja as fotos da matéria

Inauguração do Dombosquinho

Inauguração do Dombosquinho
Publicações Relacionadas

 

  ATIVIDADES EXTRACURRICULARES
Olimpíada Brasileira de Astron...
Ensino Médio
Dom Bosco é TETRA!
Dom Bosco Piracicaba
Medalha de Prata na OLIMPÍADA ...
Ensino Fundamental
Aluna do Dom Bosco fica entre ...
Ensino Fundamental
  DICAS E RECURSOS

Dom Bosco Assunção
Rua Boa Morte, 1835 - Centro
Piracicaba SP - CEP. 13400-140
Fone (19) 3437-3877



Desenvolvimento: Equipe de T.I.
Dom Bosco Cidade Alta

2012 - Piracicaba - SP
Dombosquinho
Rua Dr. Otávio Teixeira Mendes, 1655 - Cidade Alta
Piracicaba SP - CEP. 13419-220
Fone (19) 3417-3222
Dom Bosco Cidade Alta
Rua Alfredo Guedes, 1199 – Cidade Alta
Piracicaba SP - CEP. 13419- 080
Fone (19) 3417-3222
Dom Bosco São Mário
Avenida Santa Rosa, 653
Piracicaba SP - CEP. 13414-038
Fone (19) 3421-3565