Estudantes do Ensino Médio aplicam conhecimentos adquiridos em sala de aula para desenvolver placar eletrônico

  Atualizado em 13/10/2014   |     13:10:46hs   |   635 visualizações

Piracicaba, 13 de Outubro de 2014.

Um grupo de 5 alunos do ensino médio da unidade Cidade Alta do Colégio Salesiano Dom Bosco de Piracicaba “comprou” a ideia de construir um placar eletrônico que surgiu a partir de uma proposta do grêmio estudantil do colégio em organizar uma feira ciências em plena semana dos Jogos Salesianos do Bicentenário (jogos estudantis internos). Segundo André Varella, professor de Física, a ideia era aliar o que estava sendo aprendido em sala de aula com o contexto dos jogos. “Conclusão: eletricidade mais esporte igual a placar eletrônico”, comenta.

Numa reunião de professores juntamente com o grêmio estudantil, o professor André Varella e o coordenador do ensino médio, Elder de Santis propuseram essa empreitada, e tal desafio foi aceito pelos alunos Lucas Mazzei, Giovani Ballestero e Pedro Dupuy do 3º EM, Vitor Belluco (2º EM) e Rafael Tararam (1º EM), sob a supervisão do professor.

Em particular os alunos do 3º EM passaram o 2º trimestre estudando as leis da eletricidade e conceitos importantes como: corrente elétrica (Ampère), diferença de potencial (Volt), potência (Watt), resistores (Ohm) e outros mais, para que tivessem embasamento teórico para realizarem a construção do placar. O conhecimento específico de cada um deles em linguagem de programação de computadores, em microeletrônica e marcenaria contribuiu muito para a execução do projeto.

“Todo esse projeto não seria possível sem os devidos recursos financeiros e assim destaca-se a colaboração dos professores José de Marco e André Varella, dos próprios alunos além do apoio logístico da manutenção do colégio”, comenta Elder de Santis.



[Colégio Salesiano Dom Bosco Piracicaba: Bem Vindo!]

Ensino Médio

Dom Bosco Cidade Alta
Piracicaba - SP
Rede Salesiana de Escolas - RSE

Ultimas do Site:

[Calendário acadêmico 2019]

Calendário acadêmico 2019

[ORIENTAÇÕES PARA USO DA INTERNET E MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL]

ORIENTAÇÕES PARA USO DA INTERNET E MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL

Notícias Relacionadas

Mensagens de Dom Bosco

”Amai esta vossa mãe celeste, recorrei a ela de coração”. Dom Bosco

”Amai esta vossa mãe celeste, recorrei a ela de coração”. Dom Bosco

Nossas Unidades

[Dombosquinho]

Dombosquinho

Rua Dr. Otávio Teixeira Mendes, 1655
Alto - Piracicaba SP
CEP. 13419-220
Fone (19) 3417-3240

Empresas Conveniadas