Regulamento da Biblioteca - Colégio Salesiano Dom Bosco Cidade Alta

  Atualizado em 30/01/2017   |     14:15:42hs   |   318 visualizações

Piracicaba, 30 de Janeiro de 2017.

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

A biblioteca “Pe. João Modesti”, do Colégio Salesiano Dom Bosco Cidade Alta tem por objetivo proporcionar aos professores, alunos, ex-alunos e colaboradores do colégio, nela cadastrados, o acesso à informação registrada nos vários suportes físicos, mantidos num padrão de boa organização e excelente atendimento à comunidade estudantil. Para isso espera a compreensão e cooperação de todos para o cumprimento das seguintes normas: 

CONSULTA E EMPRÉSTIMO DE LIVROS 

Art. 1º - O acesso ao acervo da biblioteca como a consulta local de materiais é franqueado a qualquer usuário. 

Art. 2º - O empréstimo domiciliar de livros e outros materiais do acervo da biblioteca são reservados apenas aos professores, alunos e colaboradores devidamente cadastrados. 

  • 1º - O cadastramento do aluno na biblioteca é realizado de acordo com o cadastro existente na secretaria do colégio.
  • 2º - Para o empréstimo de livros, é indispensável que o leitor se identifique apresentando a Carteira de Estudante do Colégio.
  • 3º - Ninguém está autorizado a retirar livros e outros materiais da biblioteca em nome de terceiro.

Art. 3º - Não é permitido deixar bolsas e materiais pessoais nas mesas da biblioteca sem que o aluno esteja presente no recinto. 

Art. 4º - O usuário da biblioteca tem livre acesso aos livros nas estantes. No final da consulta deve-se deixar o livro no balcão de atendimento.

Art. 5º - O usuário deve manter o máximo de silêncio nas dependências da biblioteca, zelar pelo seu acervo e manter limpas as mesas e o ambiente.

Art. 6º - Para retirar algum livro ou qualquer outro material da biblioteca, o consulente deve solicitá-lo no balcão de atendimento.

  • Único – É vedada a cópia integral de qualquer obra do acervo. 


Art. 7º - Materiais especiais (Fitas de vídeo, CD ROMs, CDs) podem ser consultados na biblioteca. A consulta deve ser agendada previamente.

Art. 8º - Aos professores cadastrados é permitida a retirada de 04 (quatro) livros e 02 (dois) periódicos, pelo prazo máximo de 07 dias.

Art. 9º - O leitor responde pela publicação retirada em seu nome e, em caso de extravio ou dano, indenizará obrigatoriamente a biblioteca.

Art. 10º - Leitores que desejarem retirar livros que não se encontram na biblioteca podem reservá-los (a ordem de reservas é cronológica).

  • 1º - Ao leitor não é permita a reserva de obras que já se encontram em seu poder ou que esteja disponível para empréstimo na biblioteca.
  • 2º - Após o vencimento da reserva (48 horas), o leitor perde o direito sobre a mesma.
  • 3º - Ao leitor somente é permitido a retirada de 01 (um) exemplar da mesma obra.
  • 4º - Os livros reservados para consulta podem ser consultados apenas na biblioteca. 

Art. 11º - Ao aluno é facultado a retirada de 04 (quatro) livros de cada vez, pelo prazo máximo de 07 (sete) dias subseqüentes. 

Art. 12º - Ao término do período letivo, a biblioteca informará a Tesouraria os nomes dos leitores em atraso, para as devidas providências.

DEVOLUÇÃO

Art. 13º - A devolução de livros e outros materiais da biblioteca devem ocorrer no prazo máximo de 07 (sete) dias para alunos, funcionários e professores.

Art. 14º - Pode-se retirar novo livro ou qualquer outro material da biblioteca somente após a devolução do anterior, caso exceda 04 (quatro) exemplares.

Art. 15º - Os materiais emprestados podem ser renovados até 03 (três) vezes consecutivas, mediante a apresentação do volume emprestado no balcão de atendimento. A renovação somente será permitida se a obra não estiver reservada para outro usuário.

RESTRIÇÕES

Art. 16º - Em caso de excessiva procura por um determinado livro ou material, a administração da biblioteca reserva-se o direito de fixar um prazo menor para devolução ou suspender sua retirada.

Art. 17º - Os professores, mediante requisição escrita, podem solicitar a suspensão temporária do empréstimo de determinado livro ou material referente à sua disciplina.

Art. 18º - Não podem ser retirados, mas apenas consultados na biblioteca:

                I – Obras de referência: dicionários, enciclopédias e manuais com poucos exemplares;

                II – Obras raras.

Art. 19º - O acesso à internet nos micros da biblioteca é permitido apenas para pesquisas escolares ou acadêmicas.

Art. 20º - O atraso na devolução de livros ou de qualquer outro material da biblioteca acarreta multa no valor de R$3,00 (três reais) por dia de atraso, sendo computados apenas dias úteis.

Art. 21º - A multa a que se refere o artigo 20º, deve ser liquidada na devolução do livro ou material em atraso, na tesouraria da instituição.

  • Único – Enquanto não saldar sua dívida, o usuário não poderá efetuar novos empréstimos, apenas serão permitidas consultas locais.

Art. 22º - O usuário é responsável pelo material em seu poder e, em caso de dano ou extravio, indenizará a biblioteca.

Art. 23º - A administração da biblioteca reserva-se o direito de suspender temporariamente o empréstimo ao usuário que não devolver em perfeita ordem o livro ou material retirado para consulta e/ou empréstimo.

DO USO DAS SALAS DE LEITURA

Art. 24º - A sala de leitura deve ser utilizada apenas para estudo individual, pesquisas e consultas locais, mantendo para tanto o máximo silêncio. 

  • Único – Não é permitido fumar, lanchar, fazer uso de telefones celulares no recinto da biblioteca. 


DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS

Art. 25º - A administração da biblioteca reserva-se o direito de suspender temporariamente o empréstimo aos usuários que não cumprirem  adequadamente  as normas de disciplina presente no regulamento.

Art. 26º - A administração da biblioteca tem o direito e o dever de zelar pelo correto uso da biblioteca, de chamar a atenção dos faltosos e de aplicar as penalidades discriminadas no presente regulamento.

Art. 27º - Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela responsável da biblioteca após entendimentos com a Diretoria do Colégio.

Art. 28º - O presente regulamento entra em vigor na data de sua publicação.

Piracicaba, 30 de janeiro de 2017.



[Colégio Salesiano Dom Bosco Piracicaba: Bem Vindo!]

Colégio Salesiano Dom Bosco

Dom Bosco Piracicaba
Piracicaba - SP
Rede Salesiana de Escolas - RSE

Notícias Relacionadas

Mensagens de Dom Bosco

”Alegria, oração e Santa Comunhão são nosso amparo”. Dom Bosco

”Alegria, oração e Santa Comunhão são nosso amparo”. Dom Bosco

Nossas Unidades

[Dombosquinho]

Dombosquinho

Rua Dr. Otávio Teixeira Mendes, 1655
Alto - Piracicaba SP
CEP. 13419-220
Fone (19) 3417-3240