A Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba – FSDB - tem uma história de 60 anos na Cidade. Desde 1950, quando da fundação do Colégio Dom Bosco Cidade Alta, até hoje, a Instituição caracteriza-se por seus valores sólidos, com atenção especial à formação integral de seus alunos.
No ano de 2017, a Pessoa Jurídica de Direito Privado denominada Liceu Coração de Jesus, assumiu a mantença da Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba. O Liceu Coração de Jesus é uma associação civil, de natureza confessional, beneficente/filantrópica, sem fins lucrativos, de caráter educacional e de assistência social, constituída sob a inspiração dos ensinamentos e do carisma de João Bosco.
Inserida em um polo de desenvolvimento industrial e de comércio, tem seus cursos comprometidos com o desenvolvimento da cidade e região, buscando oferecer um conhecimento relevante, atualizado e comprometido com a realidade social.
Assim, disponibiliza para acadêmicos, profissionais e toda a comunidade serviços de qualidade, seja nas áreas da educação, administração e Sistemas de Informação.
Missão:
A Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba, fundada em princípios éticos, cristãos e salesianos, tem por missão difundir conhecimentos, contribuindo na formação cultural dos cidadãos, desenvolvendo suas potencialidades para que enfrentem os desafios de seu tempo e assumam compromissos para a sociedade.
Visão:
Consolidar-se como instituição de ensino superior reconhecida nacional e internacionalmente como centro de excelência na produção e transmissão do conhecimento e na qualidade de serviços prestados à comunidade.
Valores:
"Amorevolezza"
Um estilo acadêmico e educativo de relacionamentos, baseado num amor manifestado aos alunos e por eles percebido.
Diálogo
O diálogo, na linha da amorevolezza, apresenta-se como pressuposto ao debate, à participação da comunidade, respaldando uma forma de gestão do processo pedagógico a partir da descentralização das ações e do respeito às decisões colegiadas.
Ética
Ao educar para os valores, procura-se distinguir ações e opções transitórias das permanentes, respondendo às inquietações mais profundas do coração humano, criando espaços para a criatividade, o senso crítico, o respeito à pessoa, o agir ético e o exercício da liberdade responsável.
Profissionalismo
A Faculdade reconhece a necessidade de formar pessoas extremamente qualificadas técnico-profissionalmente, capazes de buscar soluções teórico-práticas para os desafios e necessidades sociais e de se inserir no complexo e exigente mercado de trabalho, contribuindo para a construção de um mundo melhor.
Solidariedade
Assiste-se hoje a uma maior sensibilidade social, civil e política. Ela empenha quantos se inspiram no carisma salesiano a dar a mesma atenção que Dom Bosco dirigia aos movimentos e às mudanças culturais. A Faculdade entende que essa sensibilidade social se explicita nas variadas e ricas formas de voluntariado, na difusão de uma cultura da solidariedade e da paz, no respeito pela dignidade da pessoa e pelos seus direitos, nas ações de promoção humana que levem a condições de vida mais justas, na defesa do equilíbrio ecológico, para fazer crescer a justiça e a garantia de melhor qualidade de vida.
Em razão disso, a interação educador-educando deve se caracterizar por uma relação de respeito e confiança, que propicie e assegure um clima de família, onde o educador é visto também como profissional competente e amigo. Surge entre ambos uma amizade e co-responsabilidade transformadoras.
|