Cadastre-se ou Acesse sua Conta

 

 



Ex-Alunos - Informações Gerais

Publicado em: 27/06/2013 - 10:49:13 Total de Cliques: 4409
 

Apresentação

Os frutos da educação salesiana são para toda a vida, por isso temos um carinho todo especial com nossos ex-alunos e ex-alunas. Em todo o mundo, eles fazem a diferença nas mais variadas áreas da sociedade. Os que passam pelas instituições salesianas têm um importante papel na prática e divulgação de valores éticos e cristãos aprendidos ou amadurecidos em nossas casas. Isso acontece desde os primeiros anos da obra educativa salesiana, ainda no século XIX.

O Movimento dos Ex-Alunos surgiu da iniciativa de um pequeno grupo de antigos aprendizes do Oratório de Valdocco (Itália), guiados pelo chefe da encadernação, Carlos Gastini. Eles se apresentaram a Dom Bosco, no dia 24 de junho de 1870, para manifestar-lhe gratidão. Mais tarde, em 1908, as uniões dos ex-alunos de Dom Bosco e das ex-alunas das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) tornaram-se confederações mundiais.

O Bem-aventurado Filipe Rinaldi, terceiro sucessor de Dom Bosco, foi quem sistematizou esses vigorosos grupos da Família Salesiana. Com o desejo de valorizar a promoção social da mulher, ainda em 1908, as alunas voltaram ao Oratório das FMA para unirem-se às salesianas irmãs. As ex-alunas foram acolhidas pela senhora Felicina Gastini, a primeira aluna do Oratório e filha de Carlos Gastini, um dos promotores do movimento dos ex-alunos de Dom Bosco. Graças à sensibilidade do Pe. Rinaldi e da salesiana irmã Caterina Arrighi, nasceu o primeiro núcleo das “antigas alunas” da casa das Filhas de Maria Auxiliadora de Turim, Itália.

Em muitos lugares, os ex-alunos e ex-alunas mantêm obras sociais, animam paróquias e cultivam o jeito salesiano de viver e de educar. Se você deseja conhecer mais sobre o trabalho e a missão dos ex-alunos e ex-alunas, entre em contato com o Marcos Vanceto, Presidente da Associação dos Ex-alunos Salesianos de Piracicaba.

 

Identidade e missão do Ex-Aluno e Ex-Aluna de Dom Bosco


O que é ser Ex-aluno ou ex-aluna de Dom Bosco?

Identidade:

  • Ex-alunos e Ex-alunas de Dom Bosco são aqueles que, por ter freqüentado um Oratório, uma escola, uma Faculdade Salesiana ou qualquer outra Obra Salesiana, receberam nela uma preparação para a vida segundo os princípios do Sistema Preventivo de Dom Bosco.
  • A educação recebida lembra os vínculos de filiação, de gratidão, de testemunho dos valores nela contidos, de capacidade de serviço e de comunhão no espírito de família.
  • A gratidão a Dom Bosco leva o Ex-aluno e Ex-aluna a participar, em níveis e graus diversos, da missão salesiana no mundo, assumindo, segundo as próprias capacidades, responsabilidades de colaboração e as finalidades do projeto educativo salesiano.

Missão:

  • Os Ex-alunos e Ex-alunas de cristãos vivem seriamente os vínculos do Batismo e da Crisma, ressaltando a típica espiritualidade de Dom Bosco, expressa num estilo de vida apostolicamente empenhado por ser discípulo de Cristo.

Por isso:

  • Promoverão atividades a serviço do homem, envolvendo todos os que, nobremente orientados e animados de boa vontade, trabalham pelo crescimento global da pessoa humana e pelo respeito da dignidade do homem e da família.
  • Proverão uma atualizada sensibilidade ecumênica entre os cristãos e abertura ao diálogo com as outras religiões.
  • O Ex-aluno e Ex-aluna de outras religiões participam dos ideais de Dom Bosco, condividem os valores educativos culturais, espirituais, sociais do seu sistema e os reconhecem como patrimônio comum da família humana. Tornam-se difusores desses bens nos seus ambientes de vida e de trabalho, e os sustentarão com o que sugerir sua religião e cultura.
  • Todos os Ex-alunos e Ex-alunas, considerando a urgência dos problemas juvenis, serão operativamente sensíveis aos apelos da educação e a todas e quaisquer iniciativas culturais e formativas que interessam os jovens – ajudando-os a assumir responsabilidades em todos os níveis.

(ARTIGOS 1 E 2 DO ESTATUTO DA CONFEDERAÇÃO MUNDIAL DOS EX-ALUNOS E EX-ALUNAS DE DOM BOSCO)

© 2019 - Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba
Rua Boa Morte, 1.835 - Centro - Piracicaba - SP
Telefone: (19) 3437.3877
 
Desenvolvimento: Equipe de T.I. - Dom Bosco Piracicaba