A pastoral Universitária, como toda pastoral, tem como centralidade a ação evangelizadora. Isto é, o anúncio da boa nova de nosso Senhor Jesus Cristo.
Na introdução da Constituição Apostólica Ex Corde Ecclesiae, o papa João Paulo II nos mostra a significatividade da Universidade:
“NASCIDA DO CORAÇÃO DA IGREJA, a Universidade Católica insere-se no sulco da tradição que remonta à própria origem da Universidade como instituição, e revelou-se sempre um centro incomparável de criatividade e de irradiação do saber para o bem da humanidade. Pela sua vocação a Universitas magistrorum et scholarium consagra-se à investigação, ao ensino e à formação dos estudantes, livremente reunidos com os seus mestres no mesmo amor do saber. Ela compartilha com todas as outras Universidades aquele gaudium de veritate, tão caro a Sto. Agostinho, isto é, a alegria de procurar a verdade, de descobri-la e de comunicá-la em todos os campos do conhecimento. A sua tarefa privilegiada é « unificar existencialmente no trabalho intelectual duas ordens de realidade que muito frequentemente se tende a opor como se fossem antitéticas: a investigação da verdade e a certeza de conhecer já a fonte da verdade »”.
A Pastoral Universitária está inserida no contexto da Pastoral Juvenil Salesiana que é a forma de viver e atuar segundo a espiritualidade e o carisma de Dom Bosco com o Sistema Preventivo.
“Dom Bosco realiza a sua santidade pessoal através do trabalho educativo” (João Paulo II, Carta Juvenum Patris, 5).
Brota dessa experiência a sua práxis pastoral e o seu estilo pedagógico. Vida espiritual, trabalho apostólico, método educativo são três aspectos de uma só realidade: o amor, a caridade pastoral que unifica e move toda a existência: ser na Igreja sinais e portadores do amor de Deus aos jovens.
“Este sistema apóia-se todo inteiro na razão, na religião e na amabilidade (amorevolezza)” (Dom Bosco)
|