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Avaliação Institucional
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AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Publicado em: 16/09/2013 - 13:41:00 Total de Cliques: 2401
 

APRESENTAÇÃO

A Comissão Permanente de Avaliação (CPA) é o órgão responsável pela Autoavaliação Institucional na Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba. O processo de avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES) foi regulamentado em 2004, através da Lei 10.861, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) no Brasil. 

O Sinaes é vinculado ao Ministério da Educação através Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza as informações decorrentes da Avaliação Institucional juntamente com a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES).

A CPA conta com representantes docentes e discentes de todos os cursos de graduação, representante da mantenedora, representantes técnico-administrativos e um representante da sociedade civil. Conta ainda com os Grupos de Qualidade, compostos pelos representantes de sala de cada turma, que complementam o trabalho da Comissão.


HISTÓRICO

Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba propôs em seu Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, para os anos de 2003 a 2007, um projeto de Avaliação Institucional no intuito de promover um efetivo, participativo e permanente processo de avaliação institucional. No início de 2004 foram enfocados os quesitos autonomia, democratização e desempenho nos aspectos administrativos e acadêmicos como evidência da vontade de autoavaliar-se para garantir a qualidade e a eficácia da ação acadêmica. A ideia era repensar objetivos, modos de atuação e resultados, adequando-os ao contexto e às exigências institucionais em que se inserem. Com as novas orientações da Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, e da portaria 21.051, de 09 de junho de 2004, e com os novos procedimentos não efetivados na oportunidade, a CPA retardou sua programação, propondo para o ano de 2004 apenas três instrumentos de avaliação:

  • Avaliação das condições socioeconômicas e culturais dos ingressantes;
  • Avaliação das condições gerais da Instituição, feita pelos alunos e professores;
  • Avaliação das disciplinas.

 
Os três instrumentos foram aplicados com êxito. Posteriormente, os dados da Avaliação das Disciplinas foram analisados. A Avaliação das Condições Gerais da Instituição recebeu o laudo final e foi apresentado na reunião da Comissão Própria de Avaliação em novembro de2004. Apartir do laudo, iniciaram-se os encaminhamentos visando à melhoria dos serviços prestados.

Muito se avançou nessa prática contínua de avaliação de mais de dez anos. Atualmente, o projeto de autoavaliação conta mais de vinte instrumentos que trabalham as dez dimensões propostas pelo SINAES. Todos segmentos da comunidade acadêmica participam, no entanto, a avaliação que é feita com maior frequência é a das disciplinas. Todos semestres, os alunos avaliam cada disciplina e o trabalho docente. Os resultados são amplamente debatidos entre coordenadores e docentes, o que garante a melhoria contínua do processo de ensino e aprendizagem.

Os resultados são amplamente divulgados para todos os agentes envolvidos e os relatórios anuais são disponibilizados na biblioteca.

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