Cadastre-se ou Acesse sua Conta

 

 



PIBID (Programa Institucional de Bolsas de iniciação à docência )

Publicado em: 25/02/2014 - 13:45:08 Total de Cliques: 2302
 

 

OBS: O PIBID na FSDB encerrou suas atividades em 28/02/2018 e, no momento está elaborando seu novo projeto institucional para a continuidade das atividades a partir de 01/08/2018. A CAPES que fomenta as bolsas de estudos aprovou 24 cotas/vagas para alunos do Curso de Pedagogia.


 

O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de iniciação à docência ) é uma iniciativa do governo federal para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.

Ele é gerenciado pela CAPES/MEC – Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação.  O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

 

Objetivos do Programa

  • Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
  • contribuir para a valorização do magistério;
  • elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
  • inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
  • incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
  • contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

(Fonte: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid)

 

Como e quando se iniciou o PIBID da FSDB

Primeiramente a FSDB elaborou a sua proposta de ação para o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) acolhendo as orientações da Portaria Capes nº 96, de 18 de julho de 2013 e do Edital nº 061/2013, enviando-a em outubro de 2013 à CAPES, tendo sido aprovada em dezembro de 2013.

A proposta de ação para os anos de  vigência do Convênio da FSDB com a CAPES a partir de 2014 prevê o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas pelos bolsistas do curso de Pedagogia  junto aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos iniciais da Escola Municipal “Enedina Lourenço Vieira”.

No contexto da Educação Infantil objetivamos intensificar as atividades lúdicas, dando importância devida ao brincar nesta fase e, nos Anos iniciais do Ensino Fundamental, almejamos enfrentar os desafios de ensinar as crianças que apresentam dificuldades de aprender os conteúdos curriculares.

 

Participantes do PIBID da FSDB

Podem participar o PIBID/FSDB alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia matriculados entre o 2º e o 5º semestre e que atendam aos requisitos do item 7.3 do Edital de Seleção (em anexo).

 

© 2019 - Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba
Rua Boa Morte, 1.835 - Centro - Piracicaba - SP
Telefone: (19) 3437.3877
 
Desenvolvimento: Equipe de T.I. - Dom Bosco Piracicaba