Mazzarello - Main No ano de 1837, em 09 de maio, o padre Lorenzo Ghio batizou uma menina, filha de Giuseppe Mazzarello e de Maria Maddalena, seu nome era Maria Domingas Mazzarello, a Main.
Main será a futura cofundadora com São João Bosco do Instituto das Filha de Maria Auxiliadora, que nasce em Mornese uma pequena cidade na região de Piemonte na Itália.
No final do ano de 1848 a família de Main se transferiu para Valponasca, uma pequena casa onde o seu pai cultiva o vinhedo. Distante cerca de quarenta e cinco minutos da cidade, de característica rustica é a janela que se encontra no segundo andar e que se abre como um grande olho sobre um vasto horizonte, de onde se vê a capela da cidade, esse é o lugar que Main o torna sagrado contemplando todos os dias o Senhor . É na Valponasca que Main cresce rodeada pelas parreiras, flores e uva, de forma muito saudável.
Não pode ir a escola, mas inteligente e alegre como era, Maria não demorou a aprender a ler, seu professor foi seu pai, depois aprende a escrever já como superiora das Filhas de Maria Auxiliadora.
Muito bonita são as cartas que ela escreve para as Irmãs quer de perto quer as missionárias em terra distantes, sempre muito amável, deixando transparecer o grande amor que tem por cada uma de maneira muito particular e individual, uma palavra, um conselho especial a cada uma: “ Coragem minha boa irmã!”, “ Reze por mim, você está sempre presente nas minhas orações.” Esteja sempre alegre!” “ A alegria é sinal de um coração que ama sempre a Deus!”
Mulher de fé incondicional, que se coloca totalmente nas mãos do seu amado Jesus, sem reservas, buscando sempre fazer a vontade daquele que amou por primeiro.
Falece no dia 14 de maio de 1881 em Mizza Monferatto, e em seu leito de morte recorda às suas Irmãs: “Minhas queridas filhas, amem-se sempre, não se alegrem e nem se preocupe pensando no que poderá acontecer no dia de amanhã. Confiem somente e sempre em Deus”.
Que Madre Mazzarello nos ajude a cada dia colocar nossa vida nas mãos do Senhor Deus, e que assim confiante no seu amor possamos viver sempre fazendo o bem.
Ir. Nice Lourenço, FMA (Coordenadora pedagógica pastoral das Resas FMA) |