HISTÓRIA DE DOM BOSCO
DOM BOSCO
Filho de pobres agricultores camponeses FRANCISCO BOSCO e MARGHARIDA OCCHIENA, nasceu JOÃO BOSCO, no dia 16 de agosto de 1815, numa casa modesta de um lugarejo – Becchi – numa colina, hoje denominada “Colina Dom Bosco”, a cinco quilômetros de Castelnuovo d’Asti – Piemonte, Itália. Órfão de pai, aos dois anos de idade, foi criado por sua mãe, em meio a grave situação financeira.
A vida religiosa do garoto começou a despontar quando, aos nove anos de idade, teve um sonho, no qual Jesus e Maria lhe deram a missão de educar os jovens “não com pancadas, mas com mansidão e caridade”, despertando em João Bosco uma incógnita misteriosa. Por esse tempo, iniciou os estudos e também aprendeu os ofícios de ferreiro, sapateiro, marceneiro, alfaiate, tipógrafo e doceiro.
Aos dezesseis anos, sonhou novamente com a Senhora a pedir-lhe que cuide de seu rebanho. Entendeu a forma extraordinária do chamamento à vocação religiosa. Ordenou-se sacerdote, em Turim, no dia 5 de junho de 1841. Nesse mesmo ano, criou uma instituição para menores, que mais tarde se espalharia pelo mundo, conhecida como Oratório. Estas casas eram verdadeiras escolas profissionalizantes, onde os jovens aprendiam as profissões da época, estudavam, rezavam, divertiam-se sadiamente, encontrando a garantia de trabalho e sustento. DOM BOSCO sentiu ser missão sacerdotal cuidar da juventude.
A semente da futura congregação fora lançada em 1854, quando Dom Bosco propôs a quatro rapazes: Rua, Cagliero, Artiglia, Rocchietti a criação de uma Sociedade com projetos de fundação de muitas igrejas, oratórios, escolas, oficinas, por todo o mundo: e chamar-se-iam “salesianos” inspirados em São Francisco de Sales, suave, paciente, compassivo, misericordioso.
Aprovada Congregação Salesiana em 1874, com a missão de trabalhar com os jovens, especialmente os mais pobres, a obra de Dom Bosco proliferou, como ele previra, difundindo o sistema educativo de Dom Bosco em colégios e oratórios por todo o mundo.
Na concepção salesiana, o educando é figura principal no processo, sujeito de sua própria educação. O amor educativo é o cimento que torna educadores e educandos membros de uma mesma família e toda a prática educativa salesiana dá origem a um ambiente educativo inspirado num modelo familiar de relação e de conduta. O ambiente salesiano tem como características o clima de alegria e de trabalho facilitando os processos de aprendizado tanto acadêmico como pessoal.
A base do sistema educativo de Dom Bosco está dividida em três dimensões:
a) A razão – que busca a compreensão de si e do mundo, da verdade, do bem, da segurança.
b) A religião – referindo-se à busca e descoberta do sentido da vida e de Deus.
c) A afeição (amorevolezza em italiano) – que reflete a aceitação de si mesmo, à abertura para os outros e para a vida, à alegria de viver.
Estas características ganharam adeptos rapidamente e no ano de sua morte, 1888, a congregação salesiana já havia se instalado em seis nações, entre elas o Brasil e a Argentina.
Em 1998 eram 17.331 salesianos trabalhando em 1.809 casas, atendendo mais de 850.000 alunos desde a pré-escola até a pós-graduação, espalhadas em 121 países.